06/02/2015

Macarrão com Queijo na Bimby


Este tempo frio dá sempre vontade de comer comida de conforto, bem quentinha e calórica.
Há uns tempos atrás uma colega canadiana deu-me uma receita de Mac&Cheese e eu decidi fazer hoje para o meu almoço.
Aconselho a prepararem uma boa salada para acompanharem este prato para desenjoar, pois estas quantidades dão à vontade para quatro pessoas.

 Ingredientes:

200 g de macarrão (penne, massa de cotovelinhos, o  importante é que a massa tenha buraco no meio)
1500 g de água
500 g de leite meio gordo
50 g de farinha de trigo
20 g de manteiga c/ sal
1 c. sopa de mostarda
5 gotas de Molho Inglês
200 g de queijo Cheddar (podem usar outro mas este é o melhor, na minha opinião)
sal e pimenta q.b.

Preparação na Bimby

Pré-aquecer o forno a 180º C.
Ralar o queijo: 10 seg/ vel 7. Reservar.
Deite uma camada de queijo (50 gr) sobre o papel vegetal e leve ao forno já quente cerca de 6 minutos ou até estar bem derretido, com uma cor dourada e com os lados a ficarem acastanhados. Retire, destaque do papel vegetal e deixe arrefecer sobre papel de cozinha, para absorver a gordura (isto vai dar uma textura crocante ao prato). 
Não desligue o forno.
Colocar no copo a água, 10 g de azeite e 1 c. chá de sal e aquecer 10 min/ Varoma/ vel 1.
Adicionar a massa e cozer o tempo indicado na embalagem/ 100º / colher inversa/ velocidade colher. Escorrer e reservar mantendo quente.
Deitar fora a água.

Colocar no copo o leite, a farinha, a manteiga, o 100 g de queijo, molho inglês e a mostarda. Temperar com sal e pimenta e preparar o bechamel, programando 8 min/ 90º / vel 4.
Envolver o queijo crocante na massa e depois o bechamel de queijo
Distribuir a massa num tabuleiro, colocar o restante queijo por cima e levar ao forno durante 15 min para gratinar.

Existem inúmeras receitas, se quiserem podem adicionar pão ralado temperado. Já vi de tudo!
Bom apetite!

3 comentários:

  1. Ah o tao famoso Mac and cheese. :) Nos aqui no Canada gostamos muito. Eu tambem gosto muito de fazer de vez enquando e a minha filhota adora.
    claudiapersi.blogspot.ca

    ResponderEliminar
  2. Eu gostei imenso, mas tem mesmo de ter uma saladinha a acompanhar. :)

    ResponderEliminar

Bring it on!