26/05/2009

Teoria do Umbiguismo



Existem pessoas demasiado egoístas, demasiado egoístas e tudo o que se passa na vida delas, resume-se a eu, eu, eu, eu e acertaram... Eu!
Existe uma expressão que rege estas pessoas, normalmente diz-se que só olham para o seu umbigo, daí o título do post.
Recordo-me daquelas crianças irritantes da primária que queriam sempre dominar a turma, os restantes colegas têm de estar sempre a seus pés e se forem melhores amigo(a)s destas crianças irritantes, não podem brincar com aquelas que as enervam ou pelas quais nutrem ódios de estimação,porque os amigos só as podem bajular a elas - crianças irritantes - e a mais ninguém.
Esta comitiva, deve-lhe cega lealdade,só pode seguir a raínha ou rei e se alguém de fora se aproxima de algum elemento do seu séquito, imediatamente é marcado, repreendido e afastado, por forma a que se não distraia a corte, dessa nobre actividade que é adular a sua triste e egoísta representante.
Por vezes este tipo de atitudes, não só abrange a faixa etária infantil, mas atinge as idades dos 0 aos 100 anos.
Pessoas umbiguistas, não estão dispostas a ceder a nada por puro orgulho pessoal, elas têm de ser sempre melhor que os outros e estão dispostas a qualquer coisa!
Normalmente, têm tendência para serem mentirosas, para dissimular acontecimentos, para inverter o "tabuleiro do jogo" a seu favor, nem que para isso coloquem em maus lençóis a corte que as bajula, ou simplesmente aqueles que se preocupam minimamente com elas.
São também altamente competitivas, o verbo perder não existe no seu dicionário, nem a feijões...
Tudo o que faz é lei, se não for, obriga a que se torne lei, e quando as situações não correm a seu favor, a umbiguista sabe espernear, berrar, amuar, castigar psicologicamente e como se não bastasse, de cilindrar quem quer que seja para que o seu estúpido ego seja satisfeito.
Poderíamos também adjectivar como pessoa parasita, desenganem-se se acharem que esta pessoa quer a vossa amizade, o vosso calor, a vossa compreensão, pois não passam de bichinhos que sugam as emoções de uma pessoa até à exaustão e quando não mais necessitam dela, chutam-nas para fora da sua vida, como uma criança que cospe a sua chupeta quando esta já não lhe serve para nada.
Poderíamos chamá-las de teimosas, mas a pessoa umbiguista, não só é teimosa como também é tirana, a sua vontade é soberana, imperativa e não há volta a dar...

12 comentários:

  1. Conheço uns quantos umbguistas e nem todos são competitivos, são mais a atirar para o doente mental... Os umbiguistas que conheço tendem para o falhado preciamente por só verem o seu umbigo.
    E mesmo assim não saem de lá, parece que estão presos ali, pôxas...!

    ResponderEliminar
  2. Gostei do termo!! E existem tantassssssssssss dessas!!!!! Deviam fazer um piercing mental LOLLOLOLOLOL

    ResponderEliminar
  3. Eu penso que os umbiguistas que conheço são daquele género que, de tanto olharem apenas para o seu umbigo, tendem a ser todos uma cambada de falhados! É mesmo assim!

    ResponderEliminar
  4. Ai sobrinha, descobriste o caminho marítimo apra as umbiguistas, cada vez há mais, pena que nem toda a gente as tope ou então tope e vire a cara apr ao lado. Normalmene as ditas e seguidores são como diz a Thunderlady a dar para o doente mental...


    Bjos

    ResponderEliminar
  5. embora conheça o tipo, não me dou com esse género de pessoas! GRAÇAS A NOSSO SENHOR! PRAISE THE LORD!
    acho que não demoraria muito até me saltar a tampa! hehe

    ResponderEliminar
  6. eu já me cruzei com muitas dessas pessoas.. e o resultado final não foi bom, dado que este feitiozinho é completamente incompativel com pessoas do género! distância é o que se exige de pessoas assim!

    kiss kiss*

    ps - gostei do cantinho :) parabéns*

    ResponderEliminar
  7. [e só mais uma coisa, nada relacionado com o post mas achei delicioso encontrar alguém que tenha como um dos seus filmes preferidos o Vicky Cristina Barcelona.. porque fiquei absolutamente fã do filme, já o vi duas vezes, mas a maioria das pessoas criticou-o terrivelmente. e para mim, está mais que à altura de um filme de Woody Allen!! amei amei amei!! :)]

    ResponderEliminar
  8. Hmm.... Finalmente, alguém me definiu por aquilo que sou!

    ;)

    ResponderEliminar
  9. Conheço várias pessoas assim. Duas em especial incomodam-me pela proximidade que lhes tenho, uma delas é especialmente inacreditável porque não perde uma oportunidade de chamar egoístas a todas as pessoas.
    Ainda assim, acho que todos somos um bocadinho umbiguistas (expressão que uso muito, por acaso) mais não seja por protecção, é uma casca. O exagero é que é mau, muito mau.

    ResponderEliminar
  10. Já existe um outro termo para aquilo que aqui falas: chama-se narcisismo e, quando é muito exacerbado, poder ser claramente uma doença mental.
    Em todo o caso, "umbiguista" está demais!

    ResponderEliminar
  11. Todos nós somos egoístas e mal era se não fossemos de vez em quando e na alura certa.

    Infelizmente há umas pessoas que são sempre e sempre e sempre e o pior é quando se vitimizam.

    ResponderEliminar
  12. Gostei do termo umbiguismo, muito mais giro que egocêntrismo ou narcisismo. :D
    E não estará a nossa sociedade cada vez mais umbiguista?
    Pessoas que se preocupam genuinamente com os outros são uma espécie rara...

    ResponderEliminar

Bring it on!